Prevenindo mortes de crianças em carros

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Rate this post

Por mais estranho que possa parecer este título, isso ocorre. Pais que esquecem filhos em cadeirinhas de carros deixados em estacionamento ou de crianças que ficam trancadas dentro de carros e acabam falecendo, embora raro, não é incomum, basta ver em qualquer ferramenta de pesquisa.

Uma criança deixada em um carro quente, pode morrer de golpe de calor muito rapidamente. Mas essa tragédia pode ser prevenida.

Aqui estão alguns fatos sobre carros quentes e manter as crianças seguras:

  • O calor intenso é a principal causa de mortes não-acidentais, relacionados com veículos, em crianças menores de 15 anos.
  • A insolação pode acontecer quando o corpo não é capaz de esfriar-se rapidamente e o suficiente, para manter a temperatura ao redor de 36/37°C.
  • A temperatura do corpo de uma criança varia, sobe ou cai, de três a cinco vezes mais rapidamente do que o de um adulto.
  • Quando deixado em um carro quente, os órgãos principais de uma criança começam a deixar de funcionar quando a temperatura atinge 39/40°C
  • Uma criança pode morrer quando a temperatura atinge 42°C. Os carros se aquecem rapidamente! Em apenas 10 minutos, um carro pode aquecer 6°C.
  • Abrir uma janela e ou pensar no ar condicionado faz pouco sentido para manter a temperatura uma vez que o carro está desligado.
  • O inverso, frio intenso, também pode ocorrer, embora no Brasil não costumamos ter temperaturas tão baixas. Pode acontecer quando a temperatura externa é tão baixa quanto 10/12 °C.

Qualquer pai ou cuidador, mesmo um muito amoroso e atento, pode esquecer que uma criança está no banco de trás. Em situações especialmente de estresse, ou de ocupação, distração ou no caso de uma mudança da rotina usual, o risco é aumentado. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitar que o impensável aconteça com seu filho:

  • Verifique sempre o banco de trás e certifique-se de que todas as crianças estão fora do carro antes de travá-lo e se afastar.
  • Evite distrações durante a condução, especialmente o uso do telefone celular.
  • Seja mais alerta quando há uma mudança na sua rotina, como quando você faz uma rota diferente para trabalhar ou levar as crianças.
  • Coloque o seu celular, bolsa ou bolsa no banco de trás, para verificar o assento traseiro quando chegar ao seu destino.
  • Se outra pessoa está dirigindo com seu filho, sempre verifique se ele chegou com segurança.
  • Mantenha seu carro trancado quando estiver estacionado para evitar que uma criança curiosa entre quando ninguém estiver por perto.

Muitas mortes de carros quentes ocorreram quando uma criança se bloqueia erroneamente dentro.  Aqui estão alguns lembretes para pais e cuidadores:

  • Certifique-se de que as crianças não tenham acesso fácil às chaves do seu carro. Armazene-os fora do alcance de uma criança.
  • Ensine às crianças que os carros não são locais seguros para brincar.
  • Mantenha os bancos traseiros fechados para evitar que uma criança arraste no interior do carro.
  • Lembre as crianças de que carros não devem ser usados ​​para jogos como esconde-esconde.

Dica importante: se uma criança está faltando, verifique sempre o espaço primeiro e, em seguida, o carro, incluindo o porta-malas!

Proteger as crianças é responsabilidade de todos! Se você vir uma criança sem vigilância em um carro e está preocupado, deve ligar imediatamente para o 190.

Veja alguns exemplos que ocorreram no Brasil em 2016:

 

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-12-28/crianca-de-6-anos-e-encontrada-morta-em-carro-na-zona-oeste.html

 

Criança morta após ser esquecida em carro é enterrada em Araçatuba:

https://www.youtube.com/watch?v=75jCBVa7lFs

 

Fonte Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2015)

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Protegendo as crianças do calor extremo: informações para pais

Childproofing Your Home

NoHeatStroke.org

ItsThatSerious.org

SaferCar.gov/Heatstroke

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Mais informações

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =